O Candomblé

O Candomblé
Tudo sobre Candomblé

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Exú

Exu é o senhor dos caminhos, Exú está em todos os locais, fala todas as línguas, é a própria comunicação.
sendo um Orixá identificado com o caráter humano, Exú não tem nada haver com o Demônio Judaico Cristão, pois ele é a própria alegria da vida é identificado pelo um elemento chamado opaogo feito de madeira, com características humanas ou representando o órgão sexual masculino, é traverso e malicioso, brincalhão, ser-vero, sendo capaz em um só tempo de ser bom e mal dependendo do olhar e da interpretação, ele é guerreiro erótico alegre, seu dia é a segunda-feira.
  Exú come tudo que a boca come, mais sua preferida é a farofa de dendê com muito bebida e água ardente também come acarajé chinchin, acaça com azeite de dendê, adora fumo, faz qualquer coisa para obter.
  Sua cor de roupa é o vermelho e o preto, seus colares são feitos com cores vermelhas e pretas, seu animal de preferencia é o Bode, na natureza é cultuado nos caminhos de terra e nas encruzilhadas porque significa que todos os caminhos tem vários lados. Exú é o Orisá da Inteligencia, dos amantes da vida, da boa mesa, sexo.
   Seus filhos, são divertidos, atentos, rápidos, inteligentes, cruéis, bem humorados, oportunistas, alcoolistas e generosos, sua saudação é  Laroiê.
  Exu é um Orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário