Exu é o senhor dos caminhos, Exú está em todos os locais, fala todas as línguas, é a própria comunicação.
sendo um Orixá identificado com o caráter humano, Exú não tem nada haver com o Demônio Judaico Cristão, pois ele é a própria alegria da vida é identificado pelo um elemento chamado opaogo feito de madeira, com características humanas ou representando o órgão sexual masculino, é traverso e malicioso, brincalhão, ser-vero, sendo capaz em um só tempo de ser bom e mal dependendo do olhar e da interpretação, ele é guerreiro erótico alegre, seu dia é a segunda-feira.
Exú come tudo que a boca come, mais sua preferida é a farofa de dendê com muito bebida e água ardente também come acarajé chinchin, acaça com azeite de dendê, adora fumo, faz qualquer coisa para obter.
Sua cor de roupa é o vermelho e o preto, seus colares são feitos com cores vermelhas e pretas, seu animal de preferencia é o Bode, na natureza é cultuado nos caminhos de terra e nas encruzilhadas porque significa que todos os caminhos tem vários lados. Exú é o Orisá da Inteligencia, dos amantes da vida, da boa mesa, sexo.
Seus filhos, são divertidos, atentos, rápidos, inteligentes, cruéis, bem humorados, oportunistas, alcoolistas e generosos, sua saudação é Laroiê.
Exu é um Orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú.
O Candomblé
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
A música no Candomblé
A Música no Candomblé:
"O som é a primeira relação com o mundo, desde o ventre materno. Abre canais de comunicação que facilitam o tratamento. Além de atingir os movimentos mais primitivos, a música atua como elemento ordenador, que organiza a pessoa internamente", afirma Araújo Jorge.
Atabaques ou Ilus
Os três atabaques que fazem soar o toque durante o ritual também são responsáveis pela convocação dos deuses. O rum funciona como solista, marcando os passos da dança. Os outros dois, o rumpi e o lé, reforçam a marcação, reproduzindo as modulações da língua africana iorubá - uma língua cantada, como o sotaque baiano. Além dos atabaques, usam-se também o agogô e o xequerê.
Os três atabaques que fazem soar o toque durante o ritual também são responsáveis pela convocação dos deuses. O rum funciona como solista, marcando os passos da dança. Os outros dois, o rumpi e o lé, reforçam a marcação, reproduzindo as modulações da língua africana iorubá - uma língua cantada, como o sotaque baiano. Além dos atabaques, usam-se também o agogô e o xequerê.
ILU
Termo da lingua Yoruba significando "tambor".É um ritmo rápido e de cadência marcada atribuído a Oya / Iansã. Conhecido também como Dárò, que significa lamento. É percurtido por aquidavis.*Aquidavis" - varetas feitas de madeira .
BATA
Batá significa tambor para culto de Egum e Sangô .Ritmo cadenciado especialmente para Sangô. Pode ser tocado para outros Orisás.Tocado com as mãos.
ADARUM
Ritmo invocatório de todos os Orisás. Apressado ,forte e contínuo marcado junto pelo agogo.Pode ser acompanhada de canto especialmente para Ogum.
ALUJÁ
Significa orifício ou perfuração.Toque rápido com características guerreiras. É dedicado a Xango.
AGERE
Em Yoruba significa "lentidão" . Ritmo cadenciado para Ososi com andamento mais rápido para Oya/Iansã. Quando executado para esta Ayabá é chamado de "quebra-pratos" .
HAMUNIA / ARREBATE / AVANINHA
Ritmo acelerado e sincopado. Marca início e término das cerimônias .Significa eles se movem.
ADABI / AGABI / EGO
Bater para nascer é seu significado. Ritmo sincompado dedicado a Esú.
BRARUM
Dedicado a Osumare .Ritmo marcado por golpes fortes do Run.
HUNTÓ OU RUNTÓ
Ritmo de origem Fon executado para Osumare. Runtó também é o chefe da orquestra Jeje ,título dedicado aos Oga Alulu nas comunidades Nagô. Pode ser executado com cânticos para Obaluayie e Sango.
IJESÁ
Ritmo cadenciado tocado somente com as mãos. É dedicado a Osun quando sua execução é somente instrumental.
IGBIN
Significa Caracol. Execução lenta com batidas fortes .Descreve a viagem de um Ancião.É dedicada a Osalufã.
KORIN- EWE
Originário de Irawo ,cidade onde é cultuado Osain na Nigéria. Seu significado é "Cântico das Folhas".
OGELE
Ritmo atribuído a Obá. Executado com cânticos para Ewá. É o "tambor falante que manda mensagens para longe".
OPANIJE
Dedicado a Obaluayie,Onile e Sapanã. Andamento lento marcado por batidas fortes do Run. Significa "mata e come".
SATÓ
TONIBOBÉ
O Candomblé
Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente noBrasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia,Panamá e México. Na Europa: Alemanha, Itália, Portugal eEspanha.
A religião que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e1888.
Embora confinado originalmente à população de negros escravizados, proibido pela igreja católica, e criminalizado mesmo por alguns governos, o candomblé prosperou nos quatro séculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. Estabeleceu-se com seguidores de várias classes sociais e dezenas de milhares de templos. Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhões de brasileiros (1,5% da população total) declararam o candomblé como sua religião. Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros e catalogado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, (Universidade Federal da Bahia) Mapeamento dos Terreiros de Candomblé deSalvador. Entretanto, na cultura brasileira as religiões não são vistas como mutuamente exclusivas, e muitos povos de outras crenças religiosas — até 70 milhões, de acordo com algumas organizações culturais Afro-Brasileiras — participam em rituais do candomblé, regularmente ou ocasionalmente[2]. Orixásdo Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro.
O Candomblé não deve ser confundido com Umbanda, Macumba e/ouOmoloko, outras religiões afro-brasileiras com similar origem; e com religiões afro-americanas similares em outros países do Novo Mundo, como o Vodou haitiano, a Santeriacubana, e o Obeah, em Trinidade e Tobago, os Shangos (similar ao Tchamba africano, Xambá e ao Xangô do Nordeste do Brasil) o Ourisha, de origem yorubá, os quais foram desenvolvidas independentemente do Candomblé e são virtualmente desconhecidos no Brasil.
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